Alentejo-5 comidas imperdíveis
|Gastronomia Alentejana
“No Alentejo.. e seja em que circunstância for, havendo na mesa pão, azeite para o molhar, bom vinho para o regar e azeitonas para o acompanhar… desde logo estamos perante o que de mais genuíno existe na relação entre as pessoas e no desfrutar dos mais simples prazeres da vida.“
A gastronomia alentejana resume-se essencialmente à simplicidade e ao bom gosto. Das coisas simples podem extrair-se sabores maravilhosos, surpreendentes paladares que, harmoniosamente conjugados, fazem a delicia de quem os saboreia. Sendo uma cozinha com um acentuado carácter regional, baseada sobretudo nos produtos da terra, encontramos pratos em que o pão, o azeite, o vinho e a carne de porco tem uma especial predominância.
Tendo sido influenciada desde tempos longínquos por diversos povos que por esta região foram passando, foi a gastronomia moura que mais marcou a cozinha alentejana. Aliás, os dois pratos de referência, as migas e a açorda, foram invenções dos árabes, diferindo apenas na quantidade de especiarias utilizadas e, claro, na utilização da carne de porco.
O pão é o rei da mesa, usado em quase todos os pratos, desde as famosas sopas até aos acompanhamentos. O azeite, o alho e as azeitonas também são elementos essenciais.
“A melhor cozinheira é a azeiteira“
A utilização do azeite é uma característica da gastronomia alentejana, assim como da gastronomia Portuguesa no geral, sendo utilizado, tanto como tempero, como nos cozinhados e até mesmo na doçaria.
Em suma, a gastronomia do Alentejo é uma experiência autêntica, que celebra a tradição, a simplicidade e a conexão com a terra. É uma cozinha que conta a história de um povo e das suas paisagens.
Vem de visita ao Alentejo? Saiba quais as iguarias típicas que não deve perder, e que pode depois reproduzir em casa! A gastronomia alentejana é rica em pratos robustos e cheios de sabor. Alguns dos mais conhecidos são:
Um incontornável prato típico da gastronomia alentejana, que não dispensa as tão famosas sopas de pão. Este caldo de peixe perfumado com ervas aromáticas (coentros e poejos) é um verdadeiro exemplo da criatividade das gentes do Alentejo.
Outro prato emblemático da cozinha do Alentejo, cujo nome deriva das sopas de pão caseiro que vão ser embebidas no caldo delicioso feito à base da carne de borrego e de especiarias, ideal para os dias mais frios.
As migas são o cartão de visita do Alentejo. As migas de espargos são uma das iguarias mais procuradas, não deixe de experimentar este delicioso tesouro gastronómico.
É um dos petiscos/entradas que não pode perder se é fã da gastronomia alentejana. Se vem ao Alentejo entre os meses de Fevereiro e Maio, que é a altura das trufas brancas, delicie-se com esta iguaria de “comer e chorar por mais“!
Esta é uma das sopas mais populares do Alentejo confecionada com plantas silvestres e enriquecida com batatas, ovos escalfados, queijo e pão. Imperdível!

O Alentejo tem tantos pratos super saborosos e tão pouco divulgados.
Poderei mencionar alguns:
-Sopa de Santa Terezinha
-Sopas de Feijão de Meloal também chamado de feijão fradinho
-Sopas de Favas com Toucinho Frito
-Sopas da Panela com Hortelã
-Bacalhau Dourado
-Perdiz de Escabeche
-Gaspacho
-Pézinhos de Porco de Coentrada
etc. etc. etc.
Rita, Obrigada pelas sugestões!