Andaluzia – Ronda – Rabo de Touro com taboulé

ronda

Ronda, uma cidade encantadora da província de Málaga, mantém, tal como a maioria das cidades da Andaluzia, um traçado urbanístico claramente arabesco, com as suas ruelas estreitas e cheias de pequenos pormenores. Situada no alto de uma colina, esculpida sob um afloramento rochoso, quase que suspensa no ar, tornou-se numa espécie de musa inspiradora para grandes personalidades do passado, tais como o escritor Ernest Hemingwaye o cineasta Orson Welles.

ronda2Dada a sua situação geográfica, foi no passado um bom esconderijo para Los Bandoleros, e foram as lendas destes antigos salteadores que atraíram muitos artistas. Podemos encontrar no centro histórico, na parte velha da cidade, o Museu do Bandoleiro, uma mais valia para quem se interessar para saber um pouco mais sobre a história destes bandidos, encontrando um grande acervo de livros, vestuários, documentos, fotografias.

bandoleiros

A Ponte Nova,  é cartão de visita desta encantadora localidade. É esta ponte que liga as duas partes da cidade, a nova e a antiga. Por baixo, a separá-las, um enorme desfiladeiro, conhecido por El Tajo, que tem cerca de 100m de profundidade. É um cenário magnífico, uma visão arrebatadora, que torna esta cidade, uma das mais belas da Andaluzia.

ronda1

Outra das atracções da cidade é a cultura tauromáquica, sendo a Praça de Touros de Ronda uma das mais antigas de Espanha, e também um dos símbolos emblemáticos desta localidade. Actualmente já são poucas as corridas que se fazem neste recinto, sendo as mais conhecidas, as Corridas Goyescas, realizadas em Setembro, em homenagem ao fundador do chamado Toureo Moderno, Pedro Romero.

praçatouros

É um prazer caminhar pelo centro de Ronda, já perto da Praça de Touros, podemos encontrar a magnífica Alameda del Tajo, com jardins belíssimos e um miradouro (balcon) com vista para o desfiladeiro, e onde se pode apreciar a beleza envolvente.

ronda6

ronda3

Caminhando pela parte antiga da cidade, podemos encontrar inúmeros restaurantes com especialidades da gastronomia local. Rabo de Touro, caldeirada de cordeiro, pratos de caça (coelho, perdiz), cozido tradicional (um caldo com com carne, grão de bico e legumes), e variadas sopas com pão (ao estilo das sopas do Alentejo em Portugal): sopa de espargos, de tomate, de ovos.

ronda5

ronda4

Para tapear, e saborear um vinho local (esta é uma região com tradição vinícola), sugiro, no centro da cidade nova, situado na Plaza del Socorro, o La Taberna, um lugar muito acolhedor, com pessoal muito simpático e atencioso, e onde tivemos o prazer de degustar umas tapas maravilhosas com um vinho a condizer.

Bem vindos a Ronda, e já agora, gostariam de saber como cozinhar um maravilhoso Rabo de Toro?

Sigam a receita!

rabotoro

Rabo de Touro com taboulé

Ingredientes

    Para o rabo de touro
  • 1 rabo de touro
  • 1 cebola
  • dentes de alho
  • pimenta e sal
  • pimento vermelho
  • azeite (1,dl)
  • especiarias: tomilho, paprika, cominhos, noz moscada e cravinho.
  • vinho branco (1,5dl)
  • água q.b
  • Para o Taboulé (mistura de cuscuz com especiarias)
  • 1 chávena de taboulé
  • 2 chávenas de água
  • sal q.b
  • azeite q.b

Instruções

  1. Temperar o rabo de touro com as especiarias, o sal, a pimenta, a cebola e o alho.
  2. Numa panela de pressão, juntar o azeite, a carne, o vinho e a água (suficiente para cobrir a carne).
  3. Cozinhar durante cerca de 40 minutos.
  4. Pré-aqueça o forno a 200º.
  5. Retire a carne da panela e coloque-a num tabuleiro de ir ao forno.
  6. Junte o caldo da panela (o que achar suficiente) e o pimento cortado em pequenos pedaços.
  7. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos (até a carne estar alourada)
  8. Para o taboulé
  9. Leve a água a ferver e tempere-a com o sal.
  10. Coloque o taboulé num recipiente, regue com um pouco de azeite e deite a água fervente por cima. Tape o recipiente e espere 5 minutos. Passado esse tempo, solte os grãos com a ajuda de um garfo e está pronto a servir.
  11. Acompanhe o rabo de touro e o taboulé com cenouras baby, se assim o desejar!
http://www.arcadosabores.com/ronda-rabo-de-touro-com-taboule/

rabotoro1

 

Partilhe com os seus amigos
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest1

Adicionar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *