5 comidas imperdíveis para quem visita o Alentejo

alentejo

E seja em que circunstância for, havendo na mesa pão, azeite para o molhar, bom vinho para o regar e azeitonas para o acompanhar… desde logo estamos perante o que de mais genuíno existe na relação entre as pessoas e no desfrutar dos mais simples prazeres da vida.

A cozinha do Alentejo resume-se essencialmente à simplicidade e ao bom gosto. Das coisas simples podem extrair-se sabores maravilhosos, surpreendentes paladares que, harmoniosamente conjugados, fazem a delicia de quem os saboreia. Sendo uma cozinha com um acentuado carácter regional, baseada sobretudo nos produtos da terra, encontramos pratos em que o pão, o azeite, o vinho e a carne de porco tem uma especial predominância.

Tendo sido influenciada desde tempos longínquos por diversos povos que por esta região foram passando, foi a gastronomia moura que mais marcou a cozinha alentejana. Aliás, os dois pratos de referência, as migas e a açorda, foram invenções dos árabes, diferindo apenas na quantidade de especiarias utilizadas e, claro, na utilização da carne de porco.

A melhor cozinheira é a azeiteira

A utilização do azeite é uma característica dos comeres do Alentejo, assim como da gastronomia Portuguesa no geral, sendo utilizado, tanto como tempero, como nos cozinhados e até mesmo na doçaria.

Vem de visita ao Alentejo? Saiba quais as iguarias típicas que não deve perder, e que pode depois reproduzir em casa!

 

1 – Sopa de Cação

Um incontornável prato típico desta região, que não dispensa as tão famosas sopas de pão. Este caldo de peixe perfumado com ervas aromáticas (coentros e poejos) é um verdadeiro exemplo da criatividade das gentes do Alentejo.

sopacação

2 – Ensopado de Borrego

Outro prato emblemático da região do Alentejo, cujo nome deriva das sopas de pão caseiro que vão ser embebidas no caldo delicioso feito à base da carne de borrego e de especiarias.

ensopado

3 – Migas de Espargos

As migas são o cartão de visita do Alentejo. As migas de espargos são uma das iguarias mais procuradas, não deixe de experimentar este delicioso tesouro gastronómico.

migasespargos

4 – Ovos mexidos com Túberas

É um dos petiscos/entradas que não pode perder. Se vem ao Alentejo entre os meses de Fevereiro e Maio, que é a altura das trufas brancas, delicie-se com esta iguaria de “comer e chorar por mais“!

tuberas1

5 – Sopa de Beldroegas

Esta é uma das sopas mais populares do Alentejo confeccionada com plantas silvestres e enriquecida com batatas, ovos escalfados, queijo e pão. Imperdível!

sopabeldroegas

 

Partilhe com os seus amigos
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest2

Adicionar Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *